Início

terça-feira, 31 de março de 2015

Especial de Páscoa #1: Como temperar chocolate? (simples)

Oi pessoal, tudo bem? Para post de hoje preparei dicas muito legais pra você que quer fazer seus próprios ovos Páscoa esse ano. Muitas pessoas acabam ''errando'' na receita por conta disso... A receita pode até ter dado certo, mas você perceberá que o ovo de chocolate está derretendo muito fácil. Mas porque isso acontece? Quando o chocolate é derretido; não importa de qual forma; ele precisa se adaptar a temperatura um pouco mais baixa que a do ambiente, para isso você precisa temperar o chocolate... se você não tempera, ele derrete com muita facilidade... além de não derreter fácil, temperar o chocolate o deixa mais brilhoso e viçoso. Existem várias técnicas profissionais que dão bastante trabalho, então hoje eu vim mostrar 3 formas de como temperar o chocolate sem dificuldade alguma... temperar o chocolate só exige um pouquinho de paciência pra você ficar espalhando o chocolate pela superfície, até que ele fique ''geladinho'' sem precisar de refrigeração alguma. Vamos lá?


1- Mármore: Uma das técnicas mais utilizadas na fabricação de bombons caseiros e ovos de Páscoa. Como fazer: Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, espere o chocolate esfriar e despeje-o em uma superfície de mármore (pia,mesa,etc) bem limpa e higienizada. Vá trabalhando o chocolate, ou seja, vá misturando ele por aproximadamente 12 minutos. Coloque uma gotinha do chocolate no seu pulso... você tem que sentir se o chocolate está mais frio que o seu corpo. E está pronto para utilização.

2- Assadeira: Se você ficou preocupada (o) porque não tem pia ou mesa de mármore, fique tranquilo, temperar o chocolate com uma simples assadeira de alumínio funciona do mesmo jeito. Como fazer: Derreta o chocolate da maneira que preferir... espere esfriar e despeje sobre uma assadeira bem limpa... trabalhe o chocolate por 15 minutos e faça o mesmo teste do pulso que mostrei acima.

3- Com o próprio chocolate: Acho que muitos de vocês vão optar por esta forma, por que não faz sujeira e nem exige tempo. SIM, dá pra temperar o chocolate com o próprio chocolate. Como fazer: Separe 1/3 do chocolate que você irá usar e reserve. Derreta os outros 2/3 em banho-maria, espere ficar morno e adicione o 1/3 do chocolate que você não derreteu ao derretido e morno. Misture bem e prontinho, chocolate temperado.

Bom gente, espero que aproveitem muito essas dicas valiosas que dei para vocês nessa Páscoa e ao longo do ano também, porque chocolate é o ano inteiro né verdade? hahaha!  

Beijocas e até o próximo especial de Páscoa!
<3 

Nenhum comentário: